Chá para Engravidar

 

As plantas sempre foram grandes aliadas da saúde, desde o início dos tempos, no entanto, é sempre bom saber para que serve cada uma, pois como qualquer coisa na vida, em excesso pode fazer mal. O mesmo acontece quando se trata do chá para engravidar, sendo que é possível encontrar diferentes tipos de plantas que dizem ter o poder de ajudar o começo de uma concepção.

Dessa forma, o chá para engravidar é até motivo de pesquisas científicas, que mostraram o potencial que algumas plantas têm para colaborar com a fertilidade e, assim, aumentar as chances de uma gravidez. Isso acontece porque algumas ervas podem ajudar a regular os ciclos hormonais e a potencializar a concepção, além de serem ricas em fotoquímicos que possuem efeito rejuvenescedor sobre as células.

Um exemplo é o chá para engravidar de urtiga, que os estudos apontaram ser eficiente para aumentar a fertilidade, uma vez que essa planta está carregada de minerais e vitaminas que rejuvenescem o útero. No entanto, a urtiga, assim como a maioria das outras plantas, não possui apenas uma espécie. É possível encontrar tanto aquela urtiga que irrita muito a pele ao receber o seu toque, como outras espécies que não provocam o mesmo efeito. Na hora de usar esse chá, é importante buscar informação com pessoas que entendam do assunto. Além disso, esse chá para engravidar não deve ser tomado depois que iniciar a gestação, pois ele pode provocar aborto e a urtiga não é o único exemplo.

chá para engravidar

Outra planta considerada um bom chá para engravidar é o dente de leão, que também é rica em minerais, sendo considerada uma “erva daninha” em muitas regiões, pois ela nasce espontaneamente. Porém, é também uma planta com a qual se pode preparar saladas, possuindo um sabor levemente amargo, como a rúcula. O dente de leão é, ainda, uma grande aliada do fígado, bem como colabora regulando a produção de hormônios e aumentando a fertilidade. O ginseng é outro exemplo de chá para engravidar rápido, uma vez que fortalece o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos. De origem oriental, essa erva deve ser ingerida com moderação, pois pode provocar contrações uterinas, sendo que muitas pessoas a tomam para melhorar a memória.

 

O Yam Mexicano e o Pimenteiro-silvestre são também chás considerados bons para engravidar. O primeiro também funciona como afrodisíaco, porque conta com alta concentração de esteroides vegetais, que pode ajudar na produção de hormônios sexuais. Já o segundo chá para engravidar é comum ser usado para tratar a síndrome pré-menstrual, bem como os sintomas da menopausa e os problemas de fertilidade.

Além de todos os benefícios conhecidos do chá verde, ele também é tido como um chá que ajuda a aumentar a fertilidade. Além de ser um poderoso antioxidante, colabora com a produção de óvulos saudáveis. Nos homens também tem efeito, ao aumentar a qualidade dos seus espermatozoides. Por outro lado, o chá verde não é aconselhável ser bebido durante a gravidez, pois ele possui cafeína, o que deve ser diminuído quando se espera um bebê.

Muito divulgado para engravidar também é um composto de ervas, chamado de garrafada. Quem indica esse chá garante que ajuda o útero a funcionar melhor. Porém, também não pode ser ingerido após iniciar a gestação, pois tem a função de limpar o útero. O preparado tem uma grande tradição de uso, sendo que o mais indicado é não exagerar ao bebê-lo. Algumas das plantas que a garrafada recebe são erva doce, salsa parreira, casca de romã eraiz de perdiz, embora seja possível encontrar diferentes receitas. Alguns preparados recebem ainda vinho branco, noz moscada ralada, cavaco de canela e rubarbo em pó.