Excesso de peso pode dificultar a gravidez?

 

           Excesso de peso pode sim gerar dificuldades para uma mulher engravidar. Se for sua primeira gravidez, as chances de concepção a cada ciclo menstrual ficam reduzidas em 8 por cento no caso de sobrepeso e em 18 por cento no de obesidade. Se não for a primeira gestação, esses números sobem ainda mais: para 16 por cento no caso de sobrepeso e 34 por cento, no de obesidade. 

Acreditava-se que a obesidade só afetava a fertilidade de uma mulher que tivesse ciclos menstruais irregulares, mas novos dados indicam que as mulheres com ciclos regulares também podem ser prejudicadas. O risco de infertilidade parece aumentar junto com o grau de obesidade, ou seja, quanto maior o peso, maior o problema. 

Calma, antes de entrar em pânico, saiba que existe solução. Um programa sério de perda de peso e exercícios pode fazer com que a ovulação volte a acontecer caso tenha parado e aumenta suas chances de engravidar. Mesmo um pequeno emagrecimento ajuda. 

Pesquisas com mulheres acima do peso ou obesas mostraram que uma redução de 10 a 20 por cento do peso já ajudava a regular o ciclo menstrual e elevava a probabilidade da ovulação. 

Excesso de peso é um possível sintoma de uma condição conhecida como síndrome dos ovários policísticos, em que os ovários não produzem hormônios suficientes para estimular os óvulos a amadurecer e ser liberados. 

Algumas mulheres com a síndrome também podem ter problemas relacionados à insulina, hormônio que ajuda o corpo a usar e armazenar açúcares e carboidratos dos alimentos. Esse desequilíbrio pode favorecer a liberação em excesso do hormônio masculino androgênio, o que por sua vez pode interferir na ovulação e dificultar a gravidez. 

Outros sintomas de ovários policísticos incluem menstruação irregular ou que não vem, crescimento exagerado de pelos e acne. Converse com seu ginecologista se acha que pode ter isso. 

As pesquisas indicam ainda que o sobrepeso pode atrapalhar tratamentos de fertilização in vitro (FIV), porque a capacidade de o embrião se implantar no útero ficaria comprometida, resultando em menores índices de concepção e maior ocorrência de abortos espontâneos

As razões para isso são desconhecidas, porém a boa notícia é que a perda de alguns quilos antes de iniciar um tratamento de fertilidade pode aumentar drasticamente as chances de concepção e de ter uma gestação saudável. 

E quantos quilos você deve perder? Em vez de só medir pelo peso, o melhor é analisar o seu índice de massa corporal (IMC), obtido através da uma proporção entre o peso e a altura. 

Para calcular o IMC, você precisa pegar sua altura (por exemplo, 1,60 m) e multiplicá-la por ela mesma (1,60 x 1,60 = 2,56). Pegue então seu peso (por exemplo 60 kg) e divida por aquele resultado. No caso desse exemplo, a conta seria 60 dividido por 2,56, que dá um IMC de 23,4. Os médicos consideram um índice entre 19 e 25 o ideal para ter boas chances de engravidar. 

Você também pode usar calculadoras de IMC disponíveis em vários sites e aplicativos.

Fonte:
https://brasil.babycenter.com/x4300252/%C3%A9-verdade-que-excesso-de-peso-pode-dificultar-a-gravidez#ixzz332a49uDH